segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Pauta da Câmara de Vereadores de Prudentópolis

Foto: Élio Kohut - Intervalo da Noticias
Hoje as 20:00 hrs acontece a 26ª Sessão da Câmara de Prudentópolis
Deixamos o convite para que você compareça e acompanhe a Sessão.
Também pode acompanhar pelo site da Câmara e como também pela rádio Copas Verdes
Confira a pauta que será votada no dia de hoje:
INDICAÇÃO NÚMERO 122/2014, autoria  do Vereador Marcos Vinício dos Santos, indica à Prefeitura Municipal que promova esforços para melhoria da segurança da comunidade escolar de Linha Esperança, neste Município. 
INDICAÇÃO NÚMERO 123/2014, autoria  do Vereador Adriano Cardozo indica á municipalidade para que estude a viabilidade de, em ação conjunta com a Sanepar, implantar micro-sistema de abastecimento de água tratada à comunidade de Linha Ponte Alta, neste Município.
INDICAÇÃO NÚMERO 124/2014, autoria  do Vereador Valdir Krik, indica ao departamento de transportes da municipalidade, para que seja feita a ampliação do manilhamento da Rua Paraná, região de Vila da Luz, em nossa cidade.
INDICAÇÃO NÚMERO 125/2014, autoria  do Vereador Marcos Roberto Lachovicz,indica à municipalidade para que se promova um  completo trabalho de sinalização viária  na Rodovia Capitão João Durski Silva, desde a região de Vila Iguaçu, até a sede da comunidade de Linha Esperança, neste Município.
INDICAÇÃO NÚMERO 126/2014, autoria  dos Vereadores Marcos Roberto Lachovicz e Adriano Cardozo, indicam  ao setor competente da municipalidade para que se efetue a implantação de iluminação pública em trecho da Rua Prudente de Moraes, região de  Vila Santana, nesta cidade.
INDICAÇÃO NÚMERO 127/2014, autoria  do Vereador Marcos Vinício dos Santos, indica ao setor de transportes da Prefeitura Municipal para que seja recuperado o leito da rodovia municipal que da acesso à comunidade de Linha Tiradentes, neste município.
Justificativa:
Recebemos de moradores residentes nas imediações, um documento contendo várias assinaturas, reivindicando ao setor competente da municipalidade melhorias no leito desta vicinal, envolvendo a correção do leito, seguido do revestimento com cascalho, além da recuperação de três bueiros, os quais estão com avarias. Essa situação dificulta o trânsito normal de veículos, provocando transtornos na locomoção dos moradores das imediações, exigindo uma ação urgente de parte da municipalidade para recupera o leito da via. Anexo, segue o documento contendo as assinaturas.
INDICAÇÃO NÚMERO 128/2014, autoria  do Vereador Marcos Vinício dos Santos, indica à municipalidade para que promova uma melhoria no sistema de abastecimento de água da comunidade de Linha Vista Alegre, neste município.
Justificativa:
Em atenção a pedido da citada comunidade, a qual elaborou um documento contendo mais de uma centena de assinaturas, encaminhamos ao Poder Executivo a reivindicação, onde citam do constante problema de abastecimento de água para consumo e manutenção das moradias instaladas nas imediações, e também dos sanitários e cozinha da referida escola, merecendo um completo trabalho de reestruturação e melhoria da rede. Ao mesmo tempo, a comunidade solicitou que seja feita a reativação do atendimento do mini-posto de saúde, com profissional habilitado prestando serviços médicos aos moradores da localidade.  
INDICAÇÃO NÚMERO 129/2014, autoria  do Vereador Valdir Krik, indica à municipalidade para que se inclua nos programas de melhoria de infraestrutura urbana, a pavimentação de trecho da Rua Prudente de Moraes, nesta cidade.
INDICAÇÃO NÚMERO 130/2014, autoria  do Vereador Osmar Pereira , indica à Prefeitura Municipal para que em conjunto com a Sanepar que se promovam esforços no sentido de agilizar a implantação da rede coletora de esgotamentos sanitários em trecho da Rua São Miguel, no Jardim Tropical, neste cidade.
INDICAÇÃO NÚMERO 131/2014, autoria  do Vereador José Amilcar Pastuch , indica à Prefeitura Municipal para que promova melhoria no sistema de identificação das ruas de nossa cidade.
REQUERIMENTO NÚMERO 024/2014, autoria  dos Vereadores  Marcos Vinício dos Santos e José Amilcar Pastuch, reitera requerimento número 018/2014 de 06/06/2014, enviado ao Poder Executivo Municipal solicitando informações sobre a construção da quadra poliesportiva em execução na Vila Mariana, nesta cidade.
Justificativa:
Em virtude de questionamentos de alguns cidadãos a respeito da execução da respectiva obra de implantação, gostaríamos de obter informações a respeito da origem dos recursos, prazos, especificações técnicas, empresa responsável pela execução, e montante de valores, para averiguar se há cumprimento de todos os itens especificados no contrato com a respectiva execução. Em resposta ao Requerimento anterior, o departamento responsável enviou apenas as cópias dos projetos de engenharia, sem os demais itens requeridos. Assim há de se complementar o pedido, incluindo-se ainda, da mesma forma, documentos semelhantes de outra quadra em execução, situada junto da Escola Municipal Acyr Cavalli da Luz, em Vila da Luz. 
PROJETO DE LEI NÚMERO 030/2014, iniciativa do Poder Executivo, proíbe as empresas concessionárias e/ou prestadora de serviços públicos de abastecimento de água e energia elétrica no Município de Prudentópolis, de proceder, por meio de inadimplência de seus clientes, a interrupção, suspensão ou restrição do fornecimento dos serviços, conforme especifica.  
PROJETO DE LEI NÚMERO 023/2014, iniciativa do Vereador Adriano Cardozo, declara de Utilidade Pública Municipal a Associação dos Moradores Residencial PRUD II e dá outras providências.
PROJETO DE LEI NÚMERO 024/2014, iniciativa do Vereador Osmar Pereira denomina de Romeu Berger, uma das vias públicas de nossa cidade ainda sem denominação e dá outras providências.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Confira como foram as perguntas para o prefeito Gilvan Agibert/PPS pelo vereador Prof Marcos/PT

A Sessão da Câmara de Vereadores desta segunda (15), foi com uma sabatina ao prefeito Gilvan Agibert/PPS junto aos vereadores.
Confira aqui as perguntas do vereador Prof Marcos/PT:
- Falou sobre o Caminho das Pedras, que não está sendo feito com uma boa qualidade, também falou que sempre fiscalizou no passado em questão do asfalto;
- Cobrou do prefeito sobre o contrato sobre os rendimentos dos secretários, pois não se sabem se isso está acontecendo como foi anunciado pelo prefeito;
- Cobrou sobre o parque industrial, já que está demorando e foi votado na Câmara a liberação da verba e até agora ele não saiu, pois Prudentópolis precisa de empregos para seus cidadãos;
- Cobrou que aconteça uma fiscalização para empresas de ônibus, já que tem empresa não está repassando nada para a prefeitura ou cobrando mais caro pela passagem;
- Cobrou para que seja feita um recape nas ruas da cidades, já que a maioria está com bastante buracos;
- Falou que não entendeu a relação entre as enchentes e a obra do asfaltamento da Av São João;
- Falou sobre o inicio das obras na estrada do Matão, mais que a obra não está sendo feita com uma boa qualidade;
- Ficou contente que começaram as instalações da água em Vista Alegre e Santo Antonio;
- Cobrou que as verbas sejam mais bem aplicadas nos hospitais em Prudentópolis;
- Cobrou que as obras comece o quando antes, pois tem muitas obras na cidades;
Confira as respostas do prefeito Gilvan Agibert:
O vereador também fez o uso das Explicações Pessoais.
Confira:
- Falou que gostaria de sempre visitar mais  a prefeitura e que sempre que quando marcado o prefeito o receba também;
- Que sempre vai fazer prestações sobre seu trabalho como vereador;
- Cobrou melhorias na iluminação pública em nossa cidade;
- Falou sobre as demissões da empresa Tapajós e que seja feito algo e que a empresa fique em Prudentópolis;
- Falou que também não mistura a política com as questões pessoais;
- Justificou que não poderia participar sobre a Audiência Pública sobre o trânsito em Prudentópolis;
- Falou sobre o falecimento do seu Fátio que trabalho na antiga quadrinha de esporte;
- Falou do bom desempenho da escola Cel. José Durski no Ideb;
Confira:





"Peço aos paranaenses: leiam a entrevista de Richa na Gazeta antes de definir voto", diz Gleisi

Como paranaense fiquei envergonhada com o teor da entrevista do governador Beto Richa, publicada na edição desta sexta-feira (12) no jornal Gazeta do Povo.

Faço um apelo a todos para que leiam a entrevista antes de definir em quem votar.

Mais uma vez, o atual governador demonstrou incapacidade e desconhecimento para responder perguntas em relação as suas ações no comando do Paraná.

A sequência de respostas vazias, sem nenhum conteúdo, explica porque o Paraná vem sendo tão mal administrado nos últimos anos. Isso se reflete agora na vergonhosa queda do Paraná no índice de Desenvolvimento da Educação Básica(Ideb), no sucateado sistema de saúde que sequer recebeu do governo estadual o investimento mínimo de 12% previsto na constituição, no caos vivenciado no sistema penitenciário que, sem nenhum investimento e criação de vagas, resultou em três rebeliões no interior do Estado nos últimos 20 dias.

Mais uma vez, se mostrou surpreso ao ser questionado por situações ocorridas em seu governo. Total falta de compromisso.

A entrevista veiculada pela Gazeta do Povo só reforça esse fato. A falta de competência e de comprometimento em trabalhar para o desenvolvimento do Estado ficam evidentes nas frases do governador que, por muitas vezes, utiliza da desfaçatez e até mesmo da ironia para esquivar-se de perguntas. Sem a ajuda da publicidade e do marketing eleitoral que sempre o acompanharam, o governador revelou despreparo para lidar com assuntos que envolvem o Estado. - See more at: http://www.pt-pr.org.br/noticias/2/13585/peco-aos-paranaenses-leiam-a-entrevista-de-richa-na-gazeta-antes-de-definir-voto-diz-gleisi#sthash.V2kbatPv.dpuf
Como paranaense fiquei envergonhada com o teor da entrevista do governador Beto Richa, publicada na edição desta sexta-feira (12) no jornal Gazeta do Povo.
Faço um apelo a todos para que leiam a entrevista antes de definir em quem votar.Mais uma vez, o atual governador demonstrou incapacidade e desconhecimento para responder perguntas em relação as suas ações no comando do Paraná.
A sequência de respostas vazias, sem nenhum conteúdo, explica porque o Paraná vem sendo tão mal administrado nos últimos anos. Isso se reflete agora na vergonhosa queda do Paraná no índice de Desenvolvimento da Educação Básica(Ideb), no sucateado sistema de saúde que sequer recebeu do governo estadual o investimento mínimo de 12% previsto na constituição, no caos vivenciado no sistema penitenciário que, sem nenhum investimento e criação de vagas, resultou em três rebeliões no interior do Estado nos últimos 20 dias.
Mais uma vez, se mostrou surpreso ao ser questionado por situações ocorridas em seu governo. Total falta de compromisso.A entrevista veiculada pela Gazeta do Povo só reforça esse fato. A falta de competência e de comprometimento em trabalhar para o desenvolvimento do Estado ficam evidentes nas frases do governador que, por muitas vezes, utiliza da desfaçatez e até mesmo da ironia para esquivar-se de perguntas. Sem a ajuda da publicidade e do marketing eleitoral que sempre o acompanharam, o governador revelou despreparo para lidar com assuntos que envolvem o Estado.
Confira aqui a entrevista.
Fonte: Portal PT

Nova carteira simboliza compromisso de Dilma com CLT

A nova versão da Carteira de Trabalho Digital foi lançada nesta quarta-feira (17) em Fortaleza (CE) pelo ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Manoel Dias. Durante a cerimônia, o ministro fez a entrega do primeiro documento a um trabalhador cearense. Para o deputado José Guimarães (PT-CE), a modernização da carteira de trabalho demonstra o respeito do governo Dilma Rousseff em relação aos direitos dos trabalhadores brasileiros. “Essa é mais uma conquista para o trabalhador brasileiro, e comprova que o governo da presidenta Dilma ao modernizar a carteira de trabalho, não compactua com nenhuma flexibilização da Consolidação das Leis do Trabalho, ou retirada de direitos dos trabalhadores”, destacou.
Nova Carteira – A nova Carteira de Trabalho é válida em todo o território nacional e, além das informações da carteira profissional antiga, vem com uma tarja magnética e numeração única para todas as vias, com uma aparência semelhante à de um passaporte.
A nova Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digitalizada apresenta um novo sistema de emissão, com a validação nacional de dados feita de forma online, com entrega do documento no mesmo dia da solicitação pelo trabalhador.
Além disso, oferece mais segurança ao trabalhador que no momento da emissão terá seus dados cruzados com outros bancos governamentais, proporcionando a entrega de um documento com todas as informações do cidadão atualizadas, que irão compor posteriormente um banco de dados único, facilitando o pagamento de benefícios trabalhistas e previdenciários.
As mudanças buscam reduzir o número de fraudes, por favorecer a segurança nos processos operacionais. Outra vantagem do modelo é informar se o empregador vem recolhendo corretamente o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e as contribuições previdenciárias.
Todas as informações, após serem digitalizadas, são armazenadas em um banco de dados e a entrega do documento ocorre no prazo máximo de 15 dias úteis. Os interessados devem ter a partir de 15 anos e comparecer à unidade móvel da Fundec portando CPF, carteira de identidade, título de eleitor, comprovante de residência e carteira profissional antiga.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Reunião na Linha Esperança

Neste sábado (13), estive na Linha Esperança na casa do nosso companheiro Tico.
Uma boa reunião onde podemos apresentar todas as obras em Prudentópolis via o Governo Federal.
Vários moradores da região estiveram presentes.


Pauta da Câmara de Vereadores de Prudentópolis

Foto: Élio Kohut - Intervalo da Noticias
Hoje as 20:00 hrs acontece a 26ª Sessão da Câmara de Prudentópolis
Deixamos o convite para que você compareça e acompanhe a Sessão.
Também pode acompanhar pelo site da Câmara e como também pela rádio Copas Verdes
Confira a pauta que será votada no dia de hoje:
INDICAÇÃO NÚMERO 120/2014,autoria do Vereador João Michalichen Neto, indica à Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura da necessidade de se efetuar reparos em dois pontilhões na região de Linha Barra Seca, neste Município.
INDICAÇÃO NÚMERO 121/2014, autoria Vereador José Petez, indica ao DER-15ª, Distrito Rodoviário de Irati da necessidade de melhoria de sinalização preventiva no leito da Rodovia Estadual Pedro Denczuk.
INDICAÇÃO NÚMERO 122/2014, autoria  do Vereador Marcos Vinício dos Santos, indica à Prefeitura Municipal que promova esforços para melhoria da segurança da comunidade escolar de Linha Esperança, neste Município. 
 
INDICAÇÃO NÚMERO 123/2014, autoria  do Vereador Adriano Cardozo indica á municipalidade para que estude a viabilidade de, em ação conjunta com a Sanepar, implantar micro-sistema de abastecimento de água tratada à comunidade de Linha Ponte Alta, neste Município.
INDICAÇÃO NÚMERO 124/2014, autoria  do Vereador Valdir Krik, indica ao departamento de transportes da municipalidade, para que seja feita a ampliação do manilhamento da Rua Paraná, região de Vila da Luz, em nossa cidade.  INDICAÇÃO NÚMERO 125/2014, autoria  do Vereador Marcos Roberto Lachovicz,indica à municipalidade para que se promova um  completo trabalho de sinalização viária  na Rodovia Capitão João Durski Silva, desde a região de Vila Iguaçu, até a sede da comunidade de Linha Esperança, neste Município.
INDICAÇÃO NÚMERO 126/2014, autoria  dos Vereadores Marcos Roberto Lachovicz e Adriano Cardozo, indicam  ao setor competente da municipalidade para que se efetue a implantação de iluminação pública em trecho da Rua Prudente de Moraes, região de  Vila Santana, nesta cidade.
INDICAÇÃO NÚMERO 127/2014, autoria  do Vereador Marcos Vinício dos Santos, indica ao setor de transportes da Prefeitura Municipal para que seja recuperado o leito da rodovia municipal que da acesso à comunidade de Linha Tiradentes, neste município.
PROJETO DE LEI NÚMERO 023/2014, iniciativa do Vereador Adriano Cardozo, declara de Utilidade Pública Municipal a Associação dos Moradores Residencial PRUD II e dá outras providências.
PROJETO DE LEI NÚMERO 024/2014, iniciativa do Vereador Osmar Pereira denomina de Romeu Berger, uma das vias públicas de nossa cidade ainda sem denominação e dá outras providências.

Gleisi Hoffmann/PT esteve em Prudentópolis

A candidata Gleisi Hoffmann/PT ao governo do Paraná esteve em Prudentópolis nesta sexta (12).
Gleisi fez uma visita na Aciap que hoje comemora 20 anos.
Após vez uma caminhada e visitou algumas lojas na Av. São João.
Ouça aqui a entrevista com Gleisi Hoffmann.
Confira mais fotos aqui:






Nova pesquisa do Ibope mostra reação de Dilma

Pesquisa CNI/Ibope divulgada na manhã desta sexta-feira 12 mostra a presidente Dilma Rousseff oito pontos de vantagem sobre a segunda colocada, Marina Silva. A petista registrou 39% das intenções de voto, contra 31% da adversária do PSB. Aécio Neves, do PSDB, se manteve isolado na terceira posição, com 15%.
A pesquisa foi encomendada pela Confederação Nacional da Indústria. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O grau de confiança estimado é de 95%.
Os demais candidatos à Presidência somados acumulam 2% dos votos. Brancos e nulos somam 8% e indecisos, 5%. A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 8 de setembro. Levantamento do instituto Datafolha divulgado na última quarta-feira 10 foi realizado entre os dias 8 e 9. Nele, a presidente Dilma registrou 36%, contra 33% de Marina.
O levantamento do Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revela ainda que as duas primeiras colocadas empatam tecnicamente em simulação de segundo turno. Marina Silva teria 43% das intenções de voto e Dilma Rousseff, 42%. No segundo turno, brancos e nulos são 10% e indecisos, 5%.
Na pesquisa anterior do instituto, divulgada no dia 3, Dilma tinha 37%, Marina, 33%, e Aécio, 15%. Na comparação, portanto, Dilma cresceu dois pontos, Marina caiu dois e Aécio se manteve com 15%. No último levantamento, o percentual de indecisos era de 5% e o dos que disseram que votarão nulo ou em branco era de 7%.
A aprovação do governo Dilma – entrevistados que consideram o governo “ótimo” ou “bom” – cresceu de 31% para 38%. Já a desaprovação – ou seja, aqueles que consideram o governo “ruim” ou “péssimo” – caiu de 33% para 28%.
Dilma lidera as intenções de voto no primeiro turno nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste e nos municípios com até 100 mil habitantes. Marina Silva é favorita entre eleitores com educação superior, residentes na região Sudeste e nos municípios com mais de 100 mil habitantes.
De acordo com a pesquisa, a candidata com o menor grau de rejeição é Marina Silva. Entre os entrevistados 26% disseram que não votariam nela de jeito nenhum. A rejeição a Dilma Rousseff é de 42% e de Aécio Neves, 35%.
Confira os outros cenários de segundo turno considerados pelo Ibope:
Segundo turno
– Marina Silva: 43%
– Dilma Rousseff: 42%
– Branco/nulo: 10%
– Não sabe/não respondeu: 5%
– Dilma Rousseff: 48%
– Aécio Neves: 33%
– Branco/nulo: 13%
– Não sabe/não respondeu: 6%
– Marina Silva: 51%
– Aécio Neves: 27%
– Brancos e nulos: 14%
– Não sabe/não respondeu: 8%

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Gleisi Hoffmann em Prudentópolis nesta sexta

É nesta sexta (12), que a nossa candidata Gleisi Hoffmann vem a Prudentópolis.
A previsão de sua chegada é as 16:00 hrs, onde irá realizar uma caminhada pela Av. São João e uma visita na sede da Aciap, que está comemorando 20 anos


Pesquisa Datafolha também mostra crescimento de Dilma nas pesquisas

Foto: G1
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (10) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Presidência da República:
- Dilma Rousseff (PT): 36%
- Marina Silva (PSB): 33%
- Aécio Neves (PSDB): 15%
- Pastor Everaldo (PSC): 1%
- Luciana Genro (PSOL): 1%
- Eduardo Jorge (PV): 1%
- Zé Maria (PSTU): 0%*
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
- Eymael (PSDC): 0%*
- Levy Fidelix (PRTB): 0%*
- Mauro Iasi (PCB): 0%*
- Branco/nulo/nenhum: 6%
- Não sabe: 7%
* Cada um dos cinco indicados com 0% não atingiu 1% das intenções de voto
No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 3, Dilma tinha 35%, Marina, 34%, e Aécio, 14%. Segundo o Datafolha, "é a primeira vez que Marina tem oscilação negativa em suas intenções de voto desde que entrou oficialmente na disputa".
Segundo turno
O levantamento divulgado nesta quarta indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, as candidatas aparecem empatadas tecnicamente. A candidata do PSB tem 47% e a do PT, 43% (na semana passada, Marina vencia por 48% a 41%).
Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista vence por 49% a 38% (mesmos índices da semana anterior).
Pela segunda vez, o instituto também fez uma simulação entre Marina e Aécio. O resultado foi 54% a 30% para a candidata do PSB (ante os 56% a 28% da semana passada).
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".
O Datafolha ouviu 10.568 eleitores em 373 municípios nos dias 8 e 9 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00584/2014.
Espontânea
Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao entrevistado em quem ele pretende votar, sem apresentar a lista de candidatos), os resultados são os seguintes:
- Dilma Rousseff: 28%
- Marina Silva: 24%
- Aécio Neves: 10%
- Outras respostas: 1%
- Em branco/nulo/nenhum: 6%
- Não sabe: 29%

Pesquisa Vox Populi também mostra crescimento de Dilma nas pesquisas

Foto: Blog do Esmael
A presidente Dilma Rousseff (PT) lidera o primeiro turno das eleições, com oito pontos de vantagem da adversária do PSB, Marina Silva, revela pesquisa Vox Populi divulgada na manhã desta quarta-feira 10 pela revista Carta Capital. A petista tem 36% das intenções de voto, segundo a mostra, contra 28% de Marina e 15% do candidato do PSDB, senador Aécio Neves.
Em simulação de segundo turno entre as duas primeiras colocadas, Marina teria 42% da preferência do eleitorado, um ponto percentual a mais do que Dilma (41%), o que figura empate técnico. Entre Dilma e Aécio, a presidente seria reeleita ao segundo mandato por 44% a 36%.
Esta foi a primeira pesquisa do instituto depois da morte do ex-candidato do PSB Eduardo Campos e a entrada de Marina Silva na disputa ao Palácio do Planalto. Desta forma, não existe base de comparação com levantamentos anteriores. Os demais candidatos somam 2%. Brancos e nulos seriam 7%. Outros 13% não souberam indicar um candidato ou não quiseram responder.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Pauta da Câmara de Vereadores de Prudentópolis

Foto: Élio Kohut - Intervalo da Noticias
Hoje as 20:00 hrs acontece a 20ª Sessão da Câmara de Prudentópolis
Deixamos o convite para que você compareça e acompanhe a Sessão.
Também pode acompanhar pelo site da Câmara e como também pela rádio Copas Verdes
Confira a pauta que será votada no dia de hoje:
INDICAÇÃO NÚMERO 114/2014,autoria do Vereador José Petez indica à empresa Caminhos do Paraná S/A, para que estude a implantação de um trevo de acesso à comunidade de Linha Tijuco Preto, junto à Br-277, neste Município.
INDICAÇÃO NÚMERO 115/2014, autoria Vereador João Michalichen Neto indica à municipalidade para que inclua no cronograma futuro de obras, a recuperação do trecho de estrada rural que liga de Linha Ivaí 2ª. Seção, até Linha Paraná, via Linha Carlos Gomes, neste Município.
INDICAÇÃO NÚMERO 116/2014, autoria  do Vereador Marcos Vinício dos Santos indica à Prefeitura Municipal, por meio do departamento competente, para que sejam efetuados reparos em um trecho da Avenida Marginal, visando possibilitar melhor acesso à empresa instalada nas imediações.
Justificativa:
Diversos usuários desta vicinal encaminharam reivindicação a este Vereador, solicitando reparos urgentes na estrutura da mesma no trecho acima citado, principalmente os titulares da empresa ali instalada, que encontra dificuldades quando do acesso e saída de caminhões, geralmente em períodos chuvosos, pela falta de cascalho e recuperação do leito da via, dentre outras melhorias de infraestrutura que se fazem necessárias. São mais de dez funcionários que trabalham na empresa e grande movimentação de veículos no local, o que justifica essa importante melhoria para incentivar o segmento empresarial de nossa cidade. 
INDICAÇÃO NÚMERO 117/2014, autoria dos Vereadores Marcos Roberto Lachovicz e Valdir Krik indicam à Prefeitura Municipal, por meio do departamento competente, para que seja efetuada a reabertura de um trecho de estrada rural na localidade de Herval Bonfim, neste Município.
INDICAÇÃO NÚMERO 118/2014, autoria dos Vereadores Marcos Roberto Lachovicz e Valdir Krik indicam à Prefeitura Municipal, por meio do departamento competente, para que estude da viabilidade de se aproveitar veículos desativados do transporte escolar, para utilização como carro de apoio ao setor de transportes.
INDICAÇÃO NÚMERO 119/2014, autoria do Vereador Julio Cesar Makuch indica à municipalidade para que envide esforços no sentido de se implantar redutores de velocidade em trecho da rodovia rural Capitão João Durski Silva, na região de Linha Ivaí, neste município.
REQUERIMENTO NÚMERO 023/2014, autoria dos Vereadores Marcos Vinício dos Santos, Valdir Krik e Dr.Darley Gonçalves da Rosa, requerem ao Poder Executivo Municipal para que seja enviado a este Poder Legislativo Municipal, a relação completa de todos os imóveis locados pelo Município de Prudentópolis, tanto na área urbana como na zona rural.   
Justificativa:
Dentro da função fiscalizadora dos atos e serviços da municipalidade, os Vereadores adiante-assinados, embasados nos termos contidos no Regimento Interno deste Poder Legislativo, tendo aprovação do Soberano Plenário, REQUEREREM ao Poder Executivo Municipal, para que seja enviado aos respectivos integrantes da comissão acima citada, a relação completa de imóveis que o Município vem locando nos últimos tempos, destinados a várias finalidades, bem como os respectivos nomes dos locadores, valores mensais pagos pelos mesmos, sua localização e período de utilização.
PROJETO DE LEI NÚMERO 023/2014, autoria do Poder Executivo,altera o Inciso II do parágrafo único do artigo 18 da Lei Complementar 002/2012 e determina outras providências.
PROJETO DE LEI NÚMERO 020/2014, iniciativa do Vereador Julio Cesar Makuch, declara de Utilidade Pública Municipal a APMF do CMEI Nossa Senhora das Graças, e dá outras providências.
PROJETO DE LEI NÚMERO 021/2014, iniciativa dos Vereadores Julio Cesar Makuch e José Petez, denomina de Rua Rotildo Ribeiro uma das vias públicas de nossa cidade que ainda não possua denominação e dá outras providências.
PROJETO DE LEI NÚMERO 022/2014, iniciativa dos Vereadores Marcos Vinício dos Santos e José Amilcar Pastuch, altera o conteúdo do inciso I, do artigo 3º da Lei 1.803/2009.
Súmula: “Altera o conteúdo do inciso I, do artigo 3º
da Lei 1803/2009”
A Câmara Municipal de Prudentópolis, através dos
Vereadores Autores acima nominados, submetem à apreciação do Soberano
Plenário o presente
PROJETO DE LEI:
Art. 1º.- O inciso I do artigo 3º da Lei 1803/2009,
passa a vigorar com a seguinte redação:
“I - Aos estabelecimentos da rede municipal de ensino somente poderão ser
atribuídos nomes relacionados à educação, tais como o nome de professores e
educadores do município”.
Art. Esta Lei entrará em vigor na data de sua
publicação, revogadas as disposições em contrário.
Sala do Plenário, em 25 de agosto de 2014. 

Nota da candidata Gleisi Hoffmann sobre rebelião em Guarapuava

Acompanhei com muita preocupação as notícias sobre o motim na carceragem da 14ª Subdivisão Policial (SDP) de Guarapuava, no Centro-Sul do Estado, ocorrido neste domingo (7).

Assim como todos os paranaenses, estou preocupada com a situação caótica dos presídios e das delegacias do nosso Estado, que não garantem condições mínimas para a permanência e estada dos detentos. Basta lembrar que essa é a segunda rebelião registrada no Paraná em menos de 15 dias. A outra aconteceu em Cascavel, terminando com cinco detentos mortos - dois deles decapitados - e 25 feridos.

Nos dois casos, os presos reivindicam melhores condições de higiene, alimentação e espaço. Desde o final do ano passado, cerca de 18 rebeliões aconteceram no estado do Paraná, segundo o Sindarspen, Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado do Paraná.

O caos no sistema penitenciário do Paraná mostra o descaso do governo do Estado, que não consegue garantir condições dignas para detentos, muito menos a segurança para os trabalhadores do sistema e para a população.

Rebeliões, viaturas da PM sem combustível, cachorro sem comida, estão se tornando cenas comuns no cotidiano dos paranaenses, que não aguentam mais conviver com o medo e a insegurança. Isso acontece porque falta competência e planejamento.

Os paranaenses precisam de um governo que cuide, de fato, da sua população ao invés de utilizar de factóides mal copiados de outros estados apenas para fazer imagens de propaganda. Segurança é coisa séria. - See more at: http://www.pt-pr.org.br/noticias/45/13576/nota-da-candidata-gleisi-hoffmann#sthash.jqAUFwvl.dpuf
Acompanhei com muita preocupação as notícias sobre o motim na carceragem da 14ª Subdivisão Policial (SDP) de Guarapuava, no Centro-Sul do Estado, ocorrido neste domingo (7).
Assim como todos os paranaenses, estou preocupada com a situação caótica dos presídios e das delegacias do nosso Estado, que não garantem condições mínimas para a permanência e estada dos detentos. Basta lembrar que essa é a segunda rebelião registrada no Paraná em menos de 15 dias. A outra aconteceu em Cascavel, terminando com cinco detentos mortos - dois deles decapitados - e 25 feridos.
Nos dois casos, os presos reivindicam melhores condições de higiene, alimentação e espaço. Desde o final do ano passado, cerca de 18 rebeliões aconteceram no estado do Paraná, segundo o Sindarspen, Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado do Paraná.
O caos no sistema penitenciário do Paraná mostra o descaso do governo do Estado, que não consegue garantir condições dignas para detentos, muito menos a segurança para os trabalhadores do sistema e para a população.Rebeliões, viaturas da PM sem combustível, cachorro sem comida, estão se tornando cenas comuns no cotidiano dos paranaenses, que não aguentam mais conviver com o medo e a insegurança. Isso acontece porque falta competência e planejamento.
Os paranaenses precisam de um governo que cuide, de fato, da sua população ao invés de utilizar de factóides mal copiados de outros estados apenas para fazer imagens de propaganda. Segurança é coisa séria.
Fonte: Portal PT

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

PROGRAMA DO VEREADOR PROF MARCOS/PT, PELA RÁDIO CIDADE FM

Programa do vereador Prof Marcos/PT, pela Radio Cidade FM.
Também pode deixar sua opinião por sms (42) 9964-3515 ou pelo telefone (42) 3446-6111.
Todos os sábados das 12:00 até as 13:00 hrs.
Pode escutar pela internet por este linck.

Paraná ganha mais 04 novos cursos de Medicina

A candidata ao governo do estado do Paraná, Gleisi Hoffmann, comemorou o anúncio dos ministérios da Educação e da Saúde, nesta quinta-feira (4), autorizando a criação de mais quatro cursos de Medicina no Paraná em instituições privadas de ensino, dentro do programa Mais Médicos do governo federal.
Os municípios paranaenses beneficiados são Campo Mourão, Guarapuava, Pato Branco e Umuarama. Gleisi atuou à frente da Casa Civil da Presidência da República na idealização do programa Mais Médicos e na elaboração das metas de execução.
O anúncio aconteceu na cerimônia do balanço do primeiro ano do programa Mais Médicos. Ao todo, 39 municípios estão habilitados para receber estes cursos. O programa Mais Médicos é aprovado por 95% dos usuários entrevistados em pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que se disseram muito satisfeitos e satisfeitos com a atuação do médico e também por 87% deles, que conferiram notas de 8 a 10 para o programa do governo federal.
Nesse período, já foram criadas no governo da Presidenta Dilma 4.199 vagas em cursos de Medicina das 11.500 vagas da meta do programa. A expectativa, com a habilitação dos municípios anunciados hoje, é de criar pelo menos mais duas mil vagas, atingindo um total de 6.199, o que representa mais da metade do que se pretende alcançar até 2017.
A partir da habilitação desses quatro municípios no Paraná, as instituições privadas locais de ensino vão se candidatar a uma concorrência para abrigar o curso. O edital aponta os critérios de seleção das instituições que disputarão a concorrência. Ainda em setembro deverá ser publicado o edital para chamamento público das instituições selecionadas e o segundo edital para chamada de novos municípios.
Para a escolha dos municípios, o governo federal levou em consideração a realidade local e relevância de ofertar cursos na região em função da necessidade social. Também priorizou municípios com 70 mil habitantes ou mais, exceto capitais, que ainda não possuem curso de Medicina, a fim de reforçar a interiorização da formação profissional.



quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Confira a atuação do vereador Prof Marcos na Sessão da Câmara

Foto: Élio Kohut (Intervalo da Noticias/Rádio Najuá)
Nesta segunda (01), aconteceu a 20ª Sessão da Câmara de Vereadores de Prudentópolis.
Confira aqui a pauta que foi votada e aprovada.
Confira o pronunciamento do vereador Prof Marcos/PT em tribuna:
-  Falou de sua participação na passeata, que lembra a data 30 de agosto de 1988, onde na época o então governador Alvaro Dias mandou os cavalos em cima dos professores. Também lembrou que neste dia a APP foi recebida pelo governador Beto Richa;
- No sábado falou de sua visita na família Volamin no Tijuco Preto e citou que tem uma estrada lá em péssima condições;
- Falou que várias pessoas o procuraram sobre as casas da Vila Santana que estão prontas, mais não são entregues as casas, onde segundo parte do Executivo, repassou que falta a liberação da Caixa;
- Citou do dia dos profissionais de educação física;
- Falou de sua preocupação em relação ao Caminho das Pedras;
- Convidou para que todos participe do Plebiscito sobre mudanças para eleições;
- Citou sobre a Semana da Pátria;
Confira:
Nesta Sessão o vereador Prof. Marcos/PT fez o uso das explicações pessoais:
- Falou do pedido do médico Canderoi, que já foi aprovado na Câmara que o CAPS recebesse o nome de Dr. Lilo, que até agora não foi feito pelo Executivo;
- Falou sobre seu projeto para que os novos estabelecimentos de ensino leve o nome de pessoas ligadas a Educação, também sugeriu que o CMEI na Vila Beraldo que receba o nome de Anatólia Horbuch;  
Confira:

Governo amplia acesso de juventude rural ao Pronaf

O governo federal ampliou o acesso da juventude rural ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Com isso, jovens que cursam há mais de um ano Ciências Agrárias ou Veterinária podem ter acesso à linha de crédito.
Além disso, a ampliação do crédito também abrange aqueles que participaram de participado de cursos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ou o Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo). A medida, faz parte do Plano Safra da Agricultura Familiar, vigente desde 1º de julho deste ano.
Com as alterações, cada jovem pode contratar até três financiamentos, com limite de R$ 15 mil em cada. Antes, apenas uma operação era permitida para integrantes entre 16  e 29 anos, de famílias que apresentem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa.
Os encargos financeiros são de 1% ao ano, o prazo de pagamento é de até 10 anos e até três de carência.
Além de curso ou estágio de formação profissional definido pelo MDA, os jovens devem ter orientação e acompanhamento de empresa de assistência técnica e extensão rural e ter concluído, ou cursar o último ano, em escolas técnicas agrícolas de nível médio. Uma alternativa é a formação nos Centros Familiares Rurais de Formação por Alternância, que intercalam a formação técnica do aluno em sua propriedade com a formação teórica geral na escola.

Dilma volta liderar sozinha a pesquisa do Ibope


Foto: G1
Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (3) aponta Dilma Rousseff (PT) com 37% das intenções de voto e Marina Silva (PSB) com 33% na corrida para a Presidência da República. O candidato Aécio Neves (PSDB) tem 15% e Pastor Everaldo (PSC), 1%. Os outros sete candidatos somados acumulam 2%.
O levantamento indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a ex-senadora aparece com 46% e a atual presidente, que tenta a reeleição, com 39%.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo".
No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 26 de agosto, Dilma tinha 34%, Marina, 29%, e Aécio, 19%. Entre uma pesquisa e outra, a taxa de indecisos passou de 8% para 5%, e a de quem pretende votar em branco ou nulo se manteve em 7%.
Confira abaixo os números na modalidade estimulada da pesquisa (em que o pesquisador apresenta ao entrevistado um cartão com os nomes de todos os candidatos):
- Dilma Rousseff (PT): 37%
- Marina Silva (PSB): 33%
- Aécio Neves (PSDB): 15%
- Pastor Everaldo (PSC): 1%
- José Maria (PSTU): 0%*
- Luciana Genro (PSOL): 0%*
- Eduardo Jorge (PV): 0%*
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
- Eymael (PSDC): 0%*
- Levy Fidelix (PRTB): 0%*
- Mauro Iasi (PCB): 0%*
- Branco/nulo: 7%
- Não sabe/não respondeu: 5%
Espontânea
Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:
- Dilma Rousseff (PT): 31%
- Marina Silva (PSB): 25%
- Aécio Neves (PSDB): 11%
- Outros: 1%
- Branco/nulo: 9%
- Não sabe/não respondeu: 23%
Segundo turno
O Ibope simulou os seguintes cenários de segundo turno:
- Marina Silva: 46%
- Dilma Rousseff: 39%
- Branco/nulo: 8%
- Não sabe/não respondeu: 6%
- Dilma Rousseff: 47%
- Aécio Neves: 34%
- Branco/nulo: 11%
- Não sabe/não respondeu: 8%
O Ibope não simulou segundo turno entre Marina Silva e Aécio Neves.

Plebiscito Popular pede mudança no sistema político no Brasil


Durante a semana da pátria (1 a 7 de setembro), urnas estarão espalhadas pelo Brasil coletando votos para o Plebiscito Popular por uma Assembleia Constituinte. Com uma única pergunta, o plebiscito quer saber se a população brasileira é a favor da convocação de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. Uma constituinte, cujos representantes serão exclusivamente eleitos para este fim.
O plebiscito faz parte da ação concreta e articulada da sociedade civil organizada diante de um quadro pós-manifestações de 2013, quando melhorias em diversas áreas (transporte, saúde, educação, etc.) foram objeto de reivindicação nas ruas de todo o país. Passado aquele momento de manifestações populares massivas, algumas reivindicações foram atendidas, em certa medida, pelo poder público, principalmente no que tange à pauta que unificou a maioria dos grupos que foram às ruas: o preço da tarifa de ônibus. No entanto, a falta de mecanismos de participação efetiva da sociedade nas principais decisões do país e o sentimento de não-representação diante da estrutura do sistema político permanecem presentes.
É por esta análise que movimentos sociais, entidades sindicais, organizações populares, partidos políticos de esquerda, coletivos e associações identificaram a reforma do sistema político como uma pauta organizativa desta insatisfação popular. Reforma que se baseia em três questões fundamentais: acabar com a influência determinante do poder econômico no processo eleitoral, pondo fim ao financiamento empresarial das campanhas eleitorais e da atividade política em geral; ampliar os instrumentos, mecanismos e espaços de controle social e de participação direta da população; e garantir mecanismos de participação de mulheres, negros/as, indígenas, jovens, LGBTs e setores populares no sistema político.
Os dados ajudam nesta compreensão. A cada eleição, cresce a participação empresarial no financiamento dos candidatos e partidos. Em 2008, as empresas “doaram” 86% dos recursos totais das campanhas. Em 2010, o montante representou 91% e, em 2012, 95%. No que diz respeito à composição, o Congresso Nacional condensa o que há de mais conservador da política e não dá conta da diversidade e do pluralismo da sociedade brasileira. Mais de 70% dos parlamentares federais são ruralistas ou empresários (de diversas áreas, como saúde, educação, comunicação, indústria, etc.). E mais: apenas 9% da Câmara dos Deputados e 12% do Senado é ocupado por mulheres (ainda que sejam mais da metade da população do país); somente 8,5 dos deputados federais e senadores se declaram negros; nenhum é indígena e menos de 3% são jovens.
Mas engana-se quem acredita que o “não me representa” tão presente nas manifestações era direcionado exclusivamente para o sistema político. Os meios de comunicação também foram colocados em xeque durante os protestos de junho e julho de 2013. Após o comportamento da grande mídia diante dos atos de rua, marcado pela manipulação das informações veiculadas, a Rede Globo tornou-se também um alvo da insatisfação popular. Por isso, não era raro ouvir os manifestantes gritando palavras de ordem como “a verdade é dura, a Rede Globo apoiou a Ditadura”, ou “o povo não é bobo, abaixo a Rede Globo”.
Neste sentido, as manifestações de junho e julho de 2013 abriram uma oportunidade de massificarmos de forma mais contundente a pauta da democratização da comunicação, em articulação com a reforma do sistema político.
O diálogo entre as duas pautas não encerra por aí. O oligopólio midiático é parte do que se resume como poder econômico brasileiro. Só a família Marinho, com as organizações Globo, somam a fortuna de US$ 28,9 bilhões, configurando-se como a família mais rica do Brasil, segundo dados recentes da revista Forbes. A mesma família – assim como outras famílias detentoras de concessões de rádio e televisão – tem forte influência nas discussões e decisões do Congresso Nacional. Congresso que, é preciso ressaltar, tem em sua composição uma presença ativa de políticos concessionários de veículos de radiodifusão, ferindo inclusive a Constituição Federal de 1988, que são usados para benefício próprio, o que também contribui para gerar privilégios, desigualdades e distorções no sistema político.
Por esses motivos, a democratização das comunicações, especialmente a partir da luta por um novo marco regulatório para o setor (tendo como estratégia a coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular) e a reforma do sistema político, por meio da realização de uma Constituinte Exclusiva e Soberana, apresentam-se como duas demandas essenciais no processo de radicalização da democracia brasileira.
A organização do Plebiscito Popular já possui esta compreensão de que a democratização dos meios de comunicação é pauta fundamental. A campanha Para Expressar a Liberdade, que busca recolher mais de um milhão de assinaturas em apoio ao Projeto de Lei da Mídia Democrática,  também faz parte da mobilização por reforma política. Nesse sentido, em muitas urnas, também será possível manifestar apoio a esse projeto.
Além das urnas espalhadas em todos os estados, também é possível votar pela Internet. Basta acessar o seguinte link: http://bitbitbit.com.br/plebiscito/
Nós apoiamos essas iniciativas e vamos votar sim por mudanças reais no sistema político. Sim à democratização dos meios de comunicação.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Sessão da Câmara de Vereadores de Prudentópolis

Foto: Élio Kohut - Intervalo da Noticias
Hoje as 20:00 hrs acontece a 20ª Sessão da Câmara de Prudentópolis
Deixamos o convite para que você compareça e acompanhe a Sessão.
Também pode acompanhar pelo site da Câmara e como também pela rádio Copas Verdes
Confira a pauta que será votada no dia de hoje:
Leitura das Matérias em Pauta:
INDICAÇÃO NÚMERO 110/2014,autoria do Vereador João Michalichen Neto, indica à Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura da necessidade de se efetuar reparos nas estradas rurais da região de Linha Barra Seca, neste Município.
INDICAÇÃO NÚMERO 111/2014, autoria Vereador Luciano Marcos Antonio indica à Prefeitura Municipal de Prudentópolis, que estude a possibilidade de se efetuar obras de melhorias no pavimento da Rua dos Mendes, nesta cidade.
INDICAÇÃO NÚMERO 112/2014, autoria  do Vereador Luciano Marcos Antonio, indica ao setor competente da municipalidade, sobre a necessidade de se implantar dois redutores de velocidade na Rua José Bonifácio, região de Vila Beraldo, nesta cidade.

INDICAÇÃO NÚMERO 113/2014, autoria dos Vereadores José Adilson dos Santos e João Michalichen Neto, indicam à Prefeitura Municipal, que estude a implantação, em parceria com a Sanepar, de um micro-sistema de água tratada na comunidade de Linha Guarapuava, neste Município;”
PROJETO DE LEI NÚMERO 027/2014, autoria do Poder Executivo, altera as Leis Municipais nº 1.976/2012 e2.014/2013 e dá outras providências.
PROJETO DE LEI NÚMERO 028/2014, autoria do Poder Executivo,acresce parágrafo ao artigo 248 da Lei Municipal nº 1.335 de 30 de dezembro de 2002, que dispõe sobre o sistema tributário do Município de Prudentópolis e da outras providências.
PROJETO DE LEI NÚMERO 029/2014, autoria do Poder Executivo, redefine, parcialmente, o perímetro urbano da sede do Município de Prudentópolis e dá outras providências.
PROJETO DE LEI NÚMERO 020/2014, iniciativa do Vereador Julio Cesar Makuch, declara de Utilidade Pública Municipal a APMF do CMEI Nossa Senhora das Graças, e dá outras providências.
PROJETO DE LEI NÚMERO 021/2014, iniciativa dos Vereadores Julio Cesar Makuch e José Petez, denomina de Rua Rotildo Ribeiro uma das vias públicas de nossa cidade que ainda não possua denominação e dá outras providências.
PROJETO DE LEI NÚMERO 022/2014, iniciativa dos Vereadores Marcos Vinício dos Santos e José Amilcar Pastuch, altera o conteúdo do inciso I, do artigo 3º da Lei 1.803/2009.
Súmula: “Altera o conteúdo do inciso I, do artigo 3º
da Lei 1803/2009”
A Câmara Municipal de Prudentópolis, através dos
Vereadores Autores acima nominados, submetem à apreciação do Soberano
Plenário o presente
PROJETO DE LEI:
Art. 1º.- O inciso I do artigo 3º da Lei 1803/2009,
passa a vigorar com a seguinte redação:
“I - Aos estabelecimentos da rede municipal de ensino somente poderão ser
atribuídos nomes relacionados à educação, tais como o nome de professores e
educadores do município”.
Art. Esta Lei entrará em vigor na data de sua
publicação, revogadas as disposições em contrário.
Sala do Plenário, em 25 de agosto de 2014.

Dilma defende Petrobras de proposta de Marina

A presidenta Dilma Rousseff classificou como gravíssima a proposta de diminuir a importância da Petrobras, que está no plano de governo da candidata Marina Silva (PSB). “A Petrobras é conquista do trabalhador brasileiro, é a maior empresa da América Latina. Com essa proposta, significa que voltaremos a 1980, no processo em que o Brasil passou a ter estaleiros esvaziados, com apenas 3 mil funcionários, hoje temos mais de 70 mil”, disse.
Dilma lembrou que, com isso, os estados e a indústria nacional saem perdendo, pois foram beneficiados após a descoberta do pre-sal. “A Petrobras vai permitir também que utilizemos os royalties do governo e transformar isso na maior riqueza que um pais pode ter: a educação”, analisou.
A presidenta fez a defesa da estatal ao participar, junto com o vice Michel Temer, de ato de apoio de prefeitos e vereadores paulistas. Neste sábado (30), em Jales (SP) representantes do PMDB e do PSD reforçaram a parceria com Dilma. Entre eles, o candidato a governador Paulo Skaf e o candidato ao Senado, Gilberto Kassab.
Ao receber apoio das siglas em São Paulo, a presidenta afirmou que quem não respeita os partidos, flerta com o autoritarismo. “Não existe nenhum lugar no mundo com regime democrático sem partidos. Aqui estão aqueles que lutaram pela democracia no Brasil. Pela distribuição de renda, que diante da crise, não desempregam e nem arrocham salários. E são aqueles que acham que a Petrobras e o pre-sal precisam ser preservados e estimulados”, constatou.
Dilma ainda ressaltou os avanços e investimentos do governo dela em favor de todos os municípios. Entre eles, citou o Minha Casa, Minha Vida para cidades com até 50 mil habitantes, a reforma de portos e aeroportos, além do financiamento para o metro, o Rodoanel e o Monotrilho, com recursos federais.
“Temos de estar atentos porque nessa campanha, a verdade vai vencer. Quem vai vencer essa campanha somos nós e a verdade”, exclamou.
Michel Temer ressaltou que o governo Dilma representa o diálogo com a sociedade como um todo. Desde o agronegócio, as instituições jurídicas, legislativas, empresários, imprensa e sociedade, o que, para o vice-presidente, é motivo de orgulho, principalmente na parceria com os prefeitos.
“Vamos fazer uma grande revisão do pacto federativo em benefício dos municípios.  Os prefeitos e vereadores que estão aqui vão sair hoje com a consciência de que temos 34 dias até a eleição, e quando chegar nos municípios, vão dizer em uma só voz: Dilma presidenta”, conclamou Temer.
Igreja - Antes do encontro com prefeitos, em Jales (SP), a presidenta Dilma foi até a diocese da cidade para se reunir com o bispo Dom Demétrio Valentini. Ele reafirmou o apoio a reeleição dela, e a presenteou com frutas e sucos de uva produzidos na região.
Fonte: Portal PT

Salário mínimo será 12 vezes maior do que há 20 anos, se for aprovado

O salário mínimo no Brasil passou de R$ 64,79 em 1994 — quando foi criado o Plano Real — para R$ 724 atualmente. Nesta semana, o governo federal apresentou a previsão de gastos para o próximo ano, no qual inclui o valor de R$ 788,06 para o mínimo. Se o Congresso aprovar a proposta, o salário terá aumentado 12 vezes em 20 anos. Confira a seguir mais informações sobre o mínimo.
Desde que o real entrou em circulação, poucas vezes o salário mínimo subiu menos do que a inflação. A fórmula que reajusta o valor leva em conta a inflação e o resultado do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) dos dois anos interiores, mas ela só vale até 2015.
De acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), 48,2 milhões de pessoas têm o rendimento atrelado ao salário mínimo. A CUT (Central Única dos Trabalhadores) afirma que o aumento do mínimo beneficia 58,2% dos trabalhadores da região Nordeste e 44,2% dos trabalhadores da região Norte.
Apesar do ganho real, ao longo dos 20 anos, para que o brasileiro pudesse ter acesso aos itens básicos como saúde, educação e alimentação, o salário mínimo deveria ser de R$ 2.915,07 em julho deste ano, segundo o Dieese.
Em 1994, quando o mínimo era de R$ 64,79, o Dieese estimava que o necessário deveria ser R$ 590,33. Com a proposta para R$ 788,06, o salário vai crescer 12 vezes, já o necessário terá aumentado apenas quatro vezes (se levarmos em consideração o valor mais recente apresentado pelo Dieese).
O diretor executivo da Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças), Miguel de Oliveira, afirma que a inflação oficial, medida pelo IPCA, nos 20 anos do real foi de 361,78%. Já o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) usado na fórmula do governo para reajustar o mínimo foi de 374,37% nesse período.
Nos cálculos do governo, o trabalhador brasileiro teve um ganho real de 73,35% em seus rendimentos nos últimos dez anos, graças aos reajustes do salário mínimo.
A cesta básica mais cara pesquisada pelo Dieese, em julho, era a de Florianópolis (foto) que custava R$ 346,99. Com o salário mínimo previsto, será possível comprar duas cestas básicas e sobram R$ 94,08.
De R$ 64 a R$ 724: Veja a evolução do salário mínimo nos últimos 20 anos.
Fonte: R7

Pressionada por pastor, Marina Silva muda plano de governo

O programa de governo de Marina Silva (PSB) não suportou 24 horas e alguns tuítes do pastor Silas Malafaia. Divulgado na sexta-feira com promessas de defesa dos direitos da população homossexual, o documento acabou remendado no sábado. Foram excluídas as propostas de apoio ao casamento gay e à criminalização da homofobia.
Em nota, a equipe do PSB alegou “falha processual na editoração do texto”.Em visita ao Rio, Marina disse que houve um “engano” da campanha. Segundo a candidata, a versão original trazia “o texto tal como foi apresentado pela demanda dos movimentos sociais”, sem o resultado da “mediação” da candidatura. Já Beto Albuquerque, vice na chapa de Marina, deu uma explicação diferente:
– O equívoco foi assumir compromissos com projetos de lei no Congresso, o que é uma invasão de competência.
Na prática, houve recuo em relação aos pontos mais polêmicos e rejeitados pelos pastores de denominações evangélicas, nas quais está parte considerável do eleitorado de Marina. A própria candidata pertence à igreja Assembleia de Deus. Logo após a divulgação do programa, na sexta, ao mesmo tempo em que as redes sociais registravam manifestações de apoio da comunidade LGBT, pastores e políticos da bancada evangélica disparavam críticas.
Para Malafaia, texto “melhorou muito”
Um dos mais duros foi o pastor Malafaia, que chegou a fazer ameaças. Após a mudança no programa, disse que “melhorou muito” e ressaltou que os evangélicos decidem “qualquer eleição”.
Já o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), defensor da causa homossexual, afirmou que a candidata “mentiu” ao eleitorado:
– Marina, você não merece a confiança do povo. Mentiu a todos nós e brincou com a esperança de milhões de pessoas.
Fonte: Zero Hora