sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Paraná ganha mais 04 novos cursos de Medicina

A candidata ao governo do estado do Paraná, Gleisi Hoffmann, comemorou o anúncio dos ministérios da Educação e da Saúde, nesta quinta-feira (4), autorizando a criação de mais quatro cursos de Medicina no Paraná em instituições privadas de ensino, dentro do programa Mais Médicos do governo federal.
Os municípios paranaenses beneficiados são Campo Mourão, Guarapuava, Pato Branco e Umuarama. Gleisi atuou à frente da Casa Civil da Presidência da República na idealização do programa Mais Médicos e na elaboração das metas de execução.
O anúncio aconteceu na cerimônia do balanço do primeiro ano do programa Mais Médicos. Ao todo, 39 municípios estão habilitados para receber estes cursos. O programa Mais Médicos é aprovado por 95% dos usuários entrevistados em pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que se disseram muito satisfeitos e satisfeitos com a atuação do médico e também por 87% deles, que conferiram notas de 8 a 10 para o programa do governo federal.
Nesse período, já foram criadas no governo da Presidenta Dilma 4.199 vagas em cursos de Medicina das 11.500 vagas da meta do programa. A expectativa, com a habilitação dos municípios anunciados hoje, é de criar pelo menos mais duas mil vagas, atingindo um total de 6.199, o que representa mais da metade do que se pretende alcançar até 2017.
A partir da habilitação desses quatro municípios no Paraná, as instituições privadas locais de ensino vão se candidatar a uma concorrência para abrigar o curso. O edital aponta os critérios de seleção das instituições que disputarão a concorrência. Ainda em setembro deverá ser publicado o edital para chamamento público das instituições selecionadas e o segundo edital para chamada de novos municípios.
Para a escolha dos municípios, o governo federal levou em consideração a realidade local e relevância de ofertar cursos na região em função da necessidade social. Também priorizou municípios com 70 mil habitantes ou mais, exceto capitais, que ainda não possuem curso de Medicina, a fim de reforçar a interiorização da formação profissional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário