segunda-feira, 10 de junho de 2013

15 de junho é dia mundial de combate a violência contra os idosos

No próximo sábado (15), a sociedade volta sua atenção para a população idosa por conta do 'Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa'. A APP-Sindicato, através da sua Secretaria Estadual de Aposentados(as), preparou um selo para distribuição via redes sociais destacando telefones úteis, o Artigo 4º do Estatuto do Idoso, bem como o objetivo da data: criar uma consciência social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, bem como apontá-la, a exemplo de qualquer tipo de violência, como anormal.
"A violência contra os idosos deve ser entendida como uma grave violação aos Direitos Humanos", ressalta a secretária de Aposentados(as) da APP, professora Tomiko Kiyoku Falleiros, que também integra o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná (Cedi/PR). Ela destaca que, em 2012, foram feitas 3.594 ligações para o Disque Idoso Paraná (0800 41 0001).
Desse total, 707 relataram violência financeira (que trata, entre outras coisas, da utilização indevida dos recursos de um idoso). 639 denunciaram violência verbal e psicológica. Foram feitas 555 denúncias sobre negligência e abandono, enquanto 390 trataram de vulnerabilidade pessoal ou sócioeconômica. 321 ligações denunciaram violência física e 193 foram relativas aos casos mais extremos: ameaça de morte e cárcere privado.
"Todos sabemos que a aprovação do Estatuto do Idoso foi um enorme avanço, no entanto, o respeito a estes direitos ainda precisa ser inserido na sociedade. E é uma tarefa a logo prazo, que deve ser iniciada na infância. O respeito ao idoso deve vir de forma consciente, não obrigatória. A violência e o abandono, nós sabemos, é praticamente invisível, mas afeta de maneira devastadora a pessoa idosa. Por isto a denúncia é tão importante", reforça Tomiko.
Clique, abaixo, para saber mais sobre o tema:
:: Revista Direito da Pessoa Idosa
:: Deliberações da 3ª Conferência Nacional da Pessoa Idosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário