Nos
últimas dias, a imprensa nacional divulgou medidas tomadas por órgãos
ligados ao setor de transportes e que suspendem a cobrança de pedágio ao
menos em dois estados: Santa Catarina e Rio Grande do Sul em duas
praças.
Para o deputado é um exemplo a ser seguido pelo governador Beto
Richa, “e se o senhor governador perder esta oportunidade, perderá a
oportunidade de sua vida. Já no segundo semestre do primeiro ano de seu
governo foi emitida uma decisão da Advocacia Geral da União (AGU)
pedindo o realinhamento tarifário no Paraná com relação às praças de
pedágio. Exemplo claro foi dado na ultima sexta-feira (31) quando o
governo gaúcho suspendeu a cobrança de pedágio na Praça de Farroupilha e
a cobrança já não acontece mais” disse.
Mobilização - Welter cita outra decisão importante também tomada na
semana passada e que irá beneficiar a partir do dia 22, milhares de
usuários que transitam por Santa Catarina na região de Palhoça, Região
de Florianópolis. “Lá prefeitos e prefeitas se uniram e porque a
concessão é federal, eles acabaram indo conversar com o ministro dos
Transportes onde fizeram um relato do quadro atual e pediram
providências. Lá as obras não estão sendo feitas e o ministro (dos
Transportes) Cesar Borges exigiu que as concessionárias as executem e
enquanto isso não ocorrer, enquanto estas obras não sejam feitas, não
haverá a cobrança da tarifa” elogiou.
O deputado defende que o governador exija e proponha dados, fazendo
o realinhamento tarifário o mais rápido possível. “Hoje os paranaenses
estão sufocados com as tarifas, principalmente no interior” disse.
União - Welter apelou às associações de municípios, como é o caso
da AMP e demais entidades da sociedade, que encampem a proposta
catarinense. “Lá os prefeitos se mobilizaram, se articularam e foram na
Associação Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) e no gabinete do
ministro dos Transportes pedir providências. A ANTT se posicionou e
orientou pela suspensão das cobranças na região de Florianópolis. Por
isso, fugir desse debate e perder esta grande oportunidade é perder a
oportunidade de refazer o contrato original que foi mal feito, e acertar
seguindo ainda o realinhamento tarifário, como pede o Tribunal de
Contas da União (TCU). Além disso as entidades deveriam seguir o exemplo
do Rio Grande do Sul e a mobilização dos dirigentes de Santa Catarina”
finalizou.
Para Welter existem elementos de sobra e suficientes para tomar
estas atitudes e reduzir imediatamente o custo do pedágio no Paraná que
segundo informações obtidas em recente encontro na capital federal,
figura entre os mais caros do país.
Fonte: Portal PT
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