quarta-feira, 5 de junho de 2013

Richa não pode perder a oportunidade de reduzir o pedágio imediatamente, afirma Welter

Nos últimas dias, a imprensa nacional divulgou medidas tomadas por órgãos ligados ao setor de transportes e que suspendem a cobrança de pedágio ao menos em dois estados: Santa Catarina e Rio Grande do Sul em duas praças.
Para o deputado é um exemplo a ser seguido pelo governador Beto Richa, “e se o senhor governador perder esta oportunidade, perderá a oportunidade de sua vida. Já no segundo semestre do primeiro ano de seu governo foi emitida uma decisão da Advocacia Geral da União (AGU) pedindo o realinhamento tarifário no Paraná com relação às praças de pedágio. Exemplo claro foi dado na ultima sexta-feira (31) quando o governo gaúcho suspendeu a cobrança de pedágio na Praça de Farroupilha e a cobrança já não acontece mais” disse. 
Mobilização - Welter cita outra decisão importante também tomada na semana passada e que irá beneficiar a partir do dia 22, milhares de usuários que transitam por Santa Catarina na região de Palhoça, Região de Florianópolis. “Lá prefeitos e prefeitas se uniram e porque a concessão é federal, eles acabaram indo conversar com o ministro dos Transportes onde fizeram um relato do quadro atual e pediram providências. Lá as obras não estão sendo feitas e o ministro (dos Transportes) Cesar Borges exigiu que as concessionárias as executem e enquanto isso não ocorrer, enquanto estas obras não sejam feitas, não haverá a cobrança da tarifa” elogiou.
O deputado defende que o governador exija e proponha dados, fazendo o realinhamento tarifário o mais rápido possível. “Hoje os paranaenses estão sufocados com as tarifas, principalmente no interior” disse. 
União - Welter apelou às associações de municípios, como é o caso da AMP e demais entidades da sociedade, que encampem a proposta catarinense. “Lá os prefeitos se mobilizaram, se articularam e foram na Associação Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) e no gabinete do ministro dos Transportes pedir providências. A ANTT se posicionou e orientou pela suspensão das cobranças na região de Florianópolis. Por isso, fugir desse debate e perder esta grande oportunidade é perder a oportunidade de refazer o contrato original que foi mal feito, e acertar seguindo ainda o realinhamento tarifário, como pede o Tribunal de Contas da União (TCU). Além disso as entidades deveriam seguir o exemplo do Rio Grande do Sul e a mobilização dos dirigentes de Santa Catarina” finalizou.
Para Welter existem elementos de sobra e suficientes para tomar estas atitudes e reduzir imediatamente o custo do pedágio no Paraná que segundo informações obtidas em recente encontro na capital federal, figura entre os mais caros do país.
Fonte: Portal PT

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