O programa observou ainda a necessidade de não apenas instalar sistemas de aquecedores solares, mas também incentivar a troca de equipamentos por outros mais eficientes. Para isso, substituiu 505.112 refrigeradores antigos, com alto consumo de energia, por modelos mais econômicos (com selo Procel), superando o número que havia estabelecido em 26,3%.
Com o mesmo intuito, substituiu mais de 11,2 milhões de lâmpadas incandescentes por lâmpadas LFCs (fluocompactas).
“Há uma preocupação permanente com iniciativas capazes de garantir a sustentabilidade econômica e financeira das famílias, mitigando os gastos decorrentes da moradia”, declarou, por meio de nota, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
O governo oferece ainda linha de crédito da Caixa Econômica Federal para financiar 400 mil aquecedores. O recurso destinado foi de R$ 680 milhões para quem tiver interesse em adquirir aquecedores solares para suas casas.
Os sistemas de aquecimento solar geram uma economia média de 35% no consumo de energia elétrica por mês, segundo Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava).
Somente a economia proporcionada por essas ações foi de 1,3 milhão de MWH/ano. Isso corresponde à energia total que será gerada pela Usina Hidroelétrica de Santo Antônio, em Rondônia.
Fonte: Portal PT
Nenhum comentário:
Postar um comentário