segunda-feira, 7 de julho de 2014

Ministro assina ordem de serviço para obra de ponte entre Brasil e Paraguai


O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, assinou no início da tarde desta quinta-feira (3) a ordem de serviço para a construção da segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai. A via sobre o Rio Paraná e que ligará Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, e Presidente Franco, deverá ser iniciada em fevereiro de 2015 e concluída em 2017. De acordo com a licitação que definiu a empresa responsável pela execução da obra reivindicada desde a década de 1990, o custo inicial será de R$ 233,4 milhões. Os trabalhos só serão iniciados depois da aprovação do projeto final que deverá ser apresentado no prazo de até 90 dias pelo Consórcio Construbase/Cidade/Paulitec ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
No mesmo encontro, Passos ainda oficializou o edital para a revitalização da Ponte Internacional da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este (PY). Mais cedo, em Cascavel, o ministro lançou os editais para adequação de capacidade da BR-163. Por meio de concorrência pública, serão contratadas empresas para a elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia e para a execução das obras que serão divididas em dois trechos: Toledo/Marechal Cândido Rondon /Guaíra, com 38,9 km de extensão na região oeste, e Cascavel/Marmelândia, distrito de Realeza, com 88,9 km, entre o oeste e o sudoeste.
Projetos
Durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu (Codefoz) na quarta-feira (2), o Fundo Iguaçu apresentou outros três projetos de recuperação e revitalização para a região que incluem o Marco das Três Fronteiras, o Espaço das Américas e a duplicação e adequação da BR-469, via que liga o acesso à Argentina até o portão do Parque Nacional do Iguaçu, principal corredor turístico da região.
O projeto de concessão – que ainda depende de estudos de viabilidade econômica - prevê a implantação de torres no formato de árvores, interligadas por passarelas suspensas, um restaurante panorâmico e um centro cultural e de eventos no Espaço das Américas. A previsão é que os estudos sejam concluídos e entregues à prefeitura até julho de 2015 e em seguida lançados os editais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário