Foto: Intervalo da Noticias
Mesmo dizendo que ainda é cedo para se posicionar como pré-candidata ao
Governo do Estado do Paraná, o tom dos questionamentos da imprensa local
e regional durante coletiva com a senadora e ex-ministra-chefe da Casa
Civil, Gleisi Hoffmann (PT), na sexta-feira (7), não a deixou escapar do
tema. A busca pela opinião da política caso, de fato, já fosse
candidata acabou prevalecendo.
A imprensa local cobrou,
inicialmente, uma postura de Gleisi em relação à situação das estradas
federais que cortam e margeiam Irati: a BR-277, pedagiada, e a BR-153,
recentemente federalizada, sem pedágio, porém em estado crítico há anos.
Vale destacar que a falta de infraestrutura viária tem afetado a
atração de investimentos industriais para a região, seja pela falta de
conclusão nos reparos da BR-153 e até mesmo pela falta de asfalto nos 47
km que ligam Irati a São Mateus do Sul. A PR-364, uma rodovia estadual,
representa um importante entroncamento viário, em São Mateus do Sul,
com a BR-476 e a PR-151 e, na região de Irati, com a BR-153 que, por sua
vez, também dá acesso à BR-277 e BR-373.
Gleisi afirmou que a
153 está concluída até Ventania/PR e que no momento foi iniciada a
licitação para o trecho até Imbituva. Faltam 60 km para concluir essa
obra na rodovia federal. Gleisi disse que não há como colocar recursos
federais na PR-364, que é da alçada do Governo Estadual. “Agora, em se
tratando de entroncamento, para fazer a adequação, eu tenho que
verificar se está prevista nessa obra ou não, ou se a gente faz um
projeto e conversa com o Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (DNIT), se for o caso, de ter apenas as duas BRs: a 277 e a
153. Se estiver envolvida uma rodovia estadual, vamos ter limitação de
colocação de recursos”, pontuou.
Conforme a ex-ministra, o
Governo Federal aplicou no Paraná, somente em rodovias, mais de R$ 3,5
bilhões, através da duplicação de rodovias pelo Programa de Aceleração
do Crescimento (PAC) e a readequação de outras, pelo Contrato de
Restauração e Manutenção da Malha Rodoviária Federal (CREMA), que vai
além da manutenção, e inclui construção de terceiras faixas, por
exemplo.
Para a BR-153, já foi anunciado um PMI (procedimento de
manifestação de interesse). Nesse procedimento, particulares apresentam
estudos e propõem projetos e soluções à administração pública, com
vistas à estruturação futura de um projeto de concessão ou parceria
público-privada (PPP). “Já fizemos uma intervenção na BR-153 de União da
Vitória até a divisa com Santa Catarina, que também é adequação com
terceira faixa. E agora pretendemos fazer a duplicação, que é uma
rodovia importante, principalmente para a produção do oeste catarinense e
do sudoeste do Paraná, principalmente de frigorificados”, destacou a
senadora.
Gleisi se comprometeu a buscar informações a respeito
do entroncamento com a PR-364, para saber se existe projeto ou
pré-projeto do DNIT para essa área da BR-153. Ela disse saber que a obra
está licitada até Imbituva, que era o compromisso já assumido. “Sendo
viável tecnicamente pelo projeto, não tem por que não colocarmos essa
obra para ser realizada”, apontou. A senadora também se comprometeu em
encaminhar ao DNIT a solicitação que foi feita, durante a coletiva, em
aplicar esforços na instalação de uma passarela de pedestres sobre a
BR-153 no trecho em que corta a Vila São João, um dos mais populosos
bairros de Irati.
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