quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Paraná não atende a saúde e pode perder empréstimos

O Paraná não destina 12% de seu orçamento à saúde, como manda a legislação, e pode por isso deixar de receber empréstimos federais. O deputado Elton Welter, líder da Oposição, disse que o estado é uma exceção nesse quesito em todo o Brasil.
“A secretária da Fazenda, Jozélia Nogueira, faltou com a verdade quando disse que este problema acontece com outros estados brasileiros. De 20 estados que eu pesquisei, desde estados importantes do Sul e Sudeste até estados pobres do Norte e Nordeste, o Paraná é o único que não destina os 12%”, disse Welter, ao responder ao pronunciamento do líder do governo, Ademar.
Welter também considerou equivocado o argumento utilizado pela secretária de que o Paraná não teve tempo para se adequar à nova legislação: “A Lei Complemantar 141/12 foi sancionada há mais de dois anos e o governo já sabia que teria que cumpri-la, tanto que no orçamento de 2013 já estava previsto o percentual de 12% para a saúde”.
O governo estadual gastou em 2013 R$ 2.102.223.695,50 (10,03%) com a saúde. Ou seja, deixou de destinar à área R$ 413.808.837,52. “Esse dinheiro foi usado para cobrir os rombos provocados pela incompetência e irresponsabilidade do governo, deixando de servir ao seu propósito básico: equipar hospitais, abrir UTIs e ampliar as equipes de atendimento.“Não adianta o governo e seu líder atribuir a culpa pelo caos financeiro do estado aos ministros do PT. Esta é uma pobre justificativa para uma política que não se justifica de forma nenhuma: este é o governo mais desastroso que o Paraná já teve”, concluiu Welter.
Fonte: Portal PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário