Curitiba preparou uma apresentação para os ingleses verem, hoje, no
London Film Museum. A capital paranaense será a anfitriã e a principal
vitrine do Goal to Brasil, evento itinerante – desta vez na Inglaterra –
para divulgação internacional das 12 cidades-sede da Copa do Mundo.
A
10.ª edição do encontro é voltada para cerca de 150 operadores de
turismo do Reino Unido e uma tentativa de turbinar a visitação
estrangeira durante e depois da Copa.
Mas a delegação curitibana terá um grande desafio. Dos cerca de 150
mil ingleses que visitam o Brasil por ano, 38% deles querem saber de sol
e praia. Para contra-atacar, os vídeos que serão mostrados nesta noite à
beira do Rio Tâmisa vão recorrer ao tradicional apelo das imagens de
Foz do Iguaçu, incluindo o Cânion Guartelá, as cachoeira de
Prudentópolis e a Mata Atlântica, como forma de atrair os 29% dos
ingleses interessados em ecoturismo.
A diversidade de imigrantes paranaenses e a paixão pelo futebol vão
encerrar a apresentação em um vídeo enviado pelo prefeito Gustavo Fruet,
que comparou os resultados da última rodada da Premier Liegue com as do
Campeonato Paranaense.
O evento londrino marca uma fase importante também da preparação
interna da capital paranaense como palco do Mundial. Até a Copa das
Confederações, da qual a cidade não faz parte, a capital começará a “ser
vestida” para o evento da Fifa do próximo ano. A definição é do novo
presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
(Ippuc), Sérgio Pádova Pires, presente na capital inglesa. “Todo o plano
de marketing e de imagem está sendo elaborado e será divulgado em
breve”, contou.
A logística da cidade para atender aos torcedores no Mundial também
está em pauta. A engenheira do IPUCC, Susana Costa, adiantou ontem que
linhas especiais circulares de ônibus para a Copa, para o Fan Fest e
ciclofaixas ligando os pontos turísticos serão implantadas. A comitiva
na Inglaterra conta ainda com representante da Secretaria de Turismo,
Jackson Pitombo, de Assuntos para a Copa do Mundo 2014, Mario Celso
Cunha, além dos vereadores Paulo Rink e Pedro Paulo.
Questionado sobre o andamento das obras da Arena, o ex-jogador
desconversou. “Esse não é o tema. Ninguém vai para Curitiba para
conhecer o estádio”, disse Rink.
A edição anterior, em Berlim, teve Recife como anfitriã. O projeto
Goal to Brasil seguirá ainda para Lima, Montevidéu, Cidade do México e
Nova York.
Nenhum comentário:
Postar um comentário