segunda-feira, 29 de abril de 2013

APP comemora 66 anos de luta pela educação

No dia 26 de abril a APP-Sindicato comemora 66 anos de existência, uma trajetória pautada na luta em defesa da educação pública de qualidade para todos e todas. O pequeno grupo de educadores do Colégio Estadual do Paraná e no Instituto de Educação fundou em 26 de abril de 1947 a associação que hoje, ampliada para sindicato desde 1989, congrega também os funcionários de escola na mesma luta.
Dois anos após a fundação, a APP obteria a Lei do Magistério, iniciando uma série de conquistas, que mais recentemente incluiu os planos de carreira do magistério e dos funcionários da educação básica, a isonomia entre educadores aposentados e da ativa, a hora-atividade para o magistério, concursos públicos e reajustes salariais.
E,assim como sua base, seu campo de luta também se ampliou. A par da defesa da educação pública, a APP agregou à sua pauta as grandes lutas da sociedade contemporânea, a exemplo da redemocratização o país, dos direitos dos idosos, das mulheres, dos afrodescendentes, dos trabalhadores rurais, dos LGBTs e muitas outras bandeiras. Em razão deste protagonismo, a nossa entidade é reconhecida, em nível nacional, como um dos maiores sindicatos do Brasil.
Tudo isto faz com que as trabalhadoras e trabalhadores em educação do Paraná se orgulhem por pertencer a uma entidade incansável na defesa de uma educação pública de qualidade e de uma sociedade igualitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário