Os
altos valores cobrados no Paraná deveriam provocar manifestações
públicas, a exemplo do que ocorreu no Rio Grande do Sul
recentemente. Segundo material publicado pelo Conselho de
Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) através do site
http://www.cdes.rs.gov.br, a comunidade do Vale do Taquari criou o
movimento “Dia D pedágio+justo" e compareceu em grande número ao
“Diálogos CDES-RS” no município de Encantado com a presença do
governador Tarso Genro.
A atitude adotada pelo governador gaúcho deveria também ser tomada
por Beto Richa, ao menos é o que acredita o deputado Elton Welter
(PT). “O governador deveria se manifestar contrário a esse abuso que é o
preço do Pedágio no Estado. Eu como milhões de paranaenses gostaríamos
de ter esse apoio que seria importante para fortalecer a nossa luta pela
redução das tarifas, mas o que vemos é o contrário. Parece que o
governador ignora o problema enquanto no Rio Grande do Sul o Tarso luta
por um preço justo” disse.
Welter acrescenta que a arrecadação no Paraná pelas pedageiras é
altíssimo ultrapassando a casa dos R$ 20 bilhões com investimentos de
menos de R$ 3 bilhões. “No estado temos mais de 6 milhões de veículos
que pagam para circular por estradas que em muitos trechos pedagiados
nem tem duplicação. A mobilização da sociedade é um forte componente
para começar a mudança e reduzir as tarifas”.
Redução – Welter explica que no Rio Grande do Sul existe por parte
do governador o interesse e a vontade de oferecer boas estradas com
preços menores e o Estado adotará um novo modelo de cobrança. “Os
valores serão reduzidos em média de 26% para automóveis e cerca de 30 a
40% para caminhões. Além disso o governo irá fazer uma fiscalização
rígida da qualidade e a sociedade poderá manter controle sobre o
dinheiro das tarifas".
O deputado relembra que encaminhou dias atrás ao Tribunal de Contas
da União (TCU) e Tribunal de Contas do Paraná (TC), cópia de relatório
elaborado por uma comissão tripartite integrada pelo Conselho Regional
de Engenharia e Agronomia (CREA), Sindicato dos Engenheiros do Paraná
(SENGE), governo e concessionários que apontam várias falhas na
administração das rodovias.
“A mobilização dos usuários existe, mas falta ação por parte do
governo estadual na gestão dos trechos concessionados. O que não pode é
fazer discurso dizendo que tudo está uma maravilha e fazer como no ano
de 1998, que no período eleitoral houve a redução de valores por parte
do governo. O mesmo governo que logo depois garantiu que os valores
subissem tanto. A hora de dar um basta nessa sangria no bolso dos
usuários é agora” afirmou Welter.
O parlamentar propõe a criação no Paraná de uma versão como o
“Diálogos CDES-RS” para que se aborde de maneira ampla e transparente o
assunto e encontre-se uma solução para a questão.
Fonte: Portal PT
Nenhum comentário:
Postar um comentário