segunda-feira, 1 de abril de 2013

Exemplo gaúcho de mobilização contra preço do pedágio devia ser seguido no Paraná, sugere Welter


Os altos valores cobrados no Paraná deveriam provocar manifestações públicas, a exemplo do que ocorreu no Rio Grande do Sul recentemente. Segundo material publicado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) através do site http://www.cdes.rs.gov.br, a comunidade do Vale do Taquari criou o movimento “Dia D pedágio+justo" e compareceu em grande número ao “Diálogos CDES-RS” no município de Encantado com a presença do governador Tarso Genro.
A atitude adotada pelo governador gaúcho deveria também ser tomada por Beto Richa, ao menos é o que acredita o deputado Elton Welter (PT). “O governador deveria se manifestar contrário a esse abuso que é o preço do Pedágio no Estado. Eu como milhões de paranaenses gostaríamos de ter esse apoio que seria importante para fortalecer a nossa luta pela redução das tarifas, mas o que vemos é o contrário. Parece que o governador ignora o problema enquanto no Rio Grande do Sul o Tarso luta por um preço justo” disse.
Welter acrescenta que a arrecadação no Paraná pelas pedageiras é altíssimo ultrapassando a casa dos R$ 20 bilhões com investimentos de menos de R$ 3 bilhões. “No estado temos mais de 6 milhões de veículos que pagam para circular por estradas que em muitos trechos pedagiados nem tem duplicação. A mobilização da sociedade é um forte componente para começar a mudança e reduzir as tarifas”. 
Redução – Welter explica que no Rio Grande do Sul existe por parte do governador o interesse e a vontade de oferecer boas estradas com preços menores e o Estado adotará um novo modelo de cobrança. “Os valores serão reduzidos em média de 26% para automóveis e cerca de 30 a 40% para caminhões. Além disso o governo irá fazer uma fiscalização rígida da qualidade e a sociedade poderá manter controle sobre o dinheiro das tarifas".
O deputado relembra que encaminhou dias atrás ao Tribunal de Contas da União (TCU) e Tribunal de Contas do Paraná (TC), cópia de relatório elaborado por uma comissão tripartite integrada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Sindicato dos Engenheiros do Paraná (SENGE), governo e concessionários que apontam várias falhas na administração das rodovias.
“A mobilização dos usuários existe, mas falta ação por parte do governo estadual na gestão dos trechos concessionados. O que não pode é fazer discurso dizendo que tudo está uma maravilha e fazer como no ano de 1998, que no período eleitoral houve a redução de valores por parte do governo. O mesmo governo que logo depois garantiu que os valores subissem tanto. A hora de dar um basta nessa sangria no bolso dos usuários é agora” afirmou Welter.
O parlamentar propõe a criação no Paraná de uma versão como o “Diálogos CDES-RS” para que se aborde de maneira ampla e transparente o assunto e encontre-se uma solução para a questão.

Fonte: Portal PT

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