segunda-feira, 29 de abril de 2013

Seminário do PT Paraná reúne mais de 150 vereadores em Curitiba

Mais de 150 vereadores do PT participaram nesta quinta e sexta-feira (25 e 26), em Curitiba, de um encontro de capacitação realizado pelo Diretório Estadual do partido. Durante dois dias, foram realizadas plenárias sobre o papel a importância e os desafios dos mandatos, conjuntura nacional, política paranaense, eleições de 2014  e eleições internas do PT. Os avanços do Brasil nos dez anos dos governos Lula e Dilma e os desafios que o partido irá enfrentar para continuar transformando o país também foram temas do encontro.
O evento foi coordenado pelo presidente estadual do partido, deputado Enio Verri. Participaram como convidados o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, presidente da Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochmann, professor da UFPR, sociólogo Ricardo Oliveira, secretário Nacional de Organização do PT, Florisvaldo Souza e a coordenadora da Escola de Formação da Fundação Perseu Abramo, Selma Rocha.
“Foi um encontro muito produtivo, pela qualidade dos debates e principalmente pela motivação dos vereadores em receber novas informações e experiências. O PT sai mais unificado e fortalecido para os desafios que teremos em 2014”, avaliou Verri.
Também estiveram presentes os deputados federais André Vargas, Ângelo Vanhoni e Doutor Rosinha, deputados estaduais Tadeu Veneri, Elton Welter, Luciana Rafagnin, Toninho Wandscheer, Péricles de Mello e Professor Lemos e a vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves.
Ministro desde 2005, Paulo Bernardo falou sobre as conquistas dos governos Lula e Dilma, com destaque para os avanços nas áreas social e econômica. "A mentalidade dos brasileiros mudou depois do governo do PT. Agora caminhamos a passos largos para erradicar a miséria no Brasil."
O ministro apresentou os avanços na área das telecomunicações, como a expansão da internet banda larga e a democratização do acesso a computadores, smartphones e tablets. Ele afirmou que os vereadores podem ajudar fazendo com que os municípios tenham boas legislações sobre a instalação de antenas de telecomunicações. "As empresas tem que oferecer serviços de qualidade, o governo está cobrando isso, exigindo investimentos em infraestrutura, em fibra ótica."
Bernardo se mostrou otimista com a disputa para a presidência em 2014. Segundo o ministro, se o PT continuar fazendo as coisas certas, vai vencer a eleição no ano que vem. "Temos uma situação de aprovação quase inédita, um governo com desemprego mínimo, com renda crescendo acima da inflação, com uma população que mostra confiança no governo. Quem está nas Câmaras Municipais tem um espaço de debate privilegiado, então tem que usar a tribuna, usar as rádios, mostrar o que está sendo feito pelo governo Dilma, rebater o que falam contra o PT. Não existe militância mais preparada e capacitada que a nossa."
Convidado para participar da plenária sobre conjuntura nacional, Márcio Pochmann também falou sobre as conquistas dos dez anos do PT no governo federal. Segundo ele, o partido salvou o Brasil do retrocesso que estava vivendo. “No governo do PT o povo se transformou em protagonista da política.  No programa dos outros governos, o povo não existia. A partir de 2003 invertemos as prioridades no Brasil.”
O dirigente afirmou que a identidade programática é o que diferencia o PT dos outros partidos. Ele ressaltou que, para continuar governando o Brasil nos próximos anos, o partido precisa levar em consideração a complexidade da sociedade brasileira atual. “Temos uma nova agenda que precisamos construir, ouvindo os segmentos que estão em expansão à espera de uma potencialização do nosso trabalho. Ser governo implica em reconhecer isso e conhecer melhor a sociedade que temos".
O professor Ricardo Oliveira fez uma apresentação da atual conjuntura paranaense, com foco na política do continuismo imposta pelas mesmas famílias que se alternam no poder no estado. “Nenhum estado do nordeste teve apenas três famílias no governo desde 1982, como acontece no Paraná”, esclareceu.
O sociólogo defendeu que o partido lidere um movimento pela modernização da política. "O PT precisa trazer o Paraná para o século 21, formar uma nova geração de líderes e representantes. O partido deve defender a bandeira da modernização das instituições, dar um basta na organização familiar da nossa política. A candidatura própria em 2014 deve representar a agenda da modernização."  
Oliveira mostrou dados que mostram o crescimento do partido na preferência dos eleitores ao longo dos anos e que o PT reúne todas as condições para conquistar a vitória na disputa para o governo no ano que vem. “Pelo aumento do número de prefeitos, vereadores e vices no Paraná, o PT está corroendo por dentro o esquema do tucanato no estado, principalmente em Curitiba", apontou.
Convidada para debater sobre o papel dos vereadores, Selma Rocha destacou que os representantes petistas nas Câmaras são peças fundamentais na formação de uma nova base de sustentação política que será necessária para as transformações sociais no segundo mandato da presidenta Dilma. "Precisamos ampliar a base do PT, nos organizar para dar sustentação política para as reformas que o Brasil ainda precisa realizar. Em cada cidade, os vereadores são dirigentes de um projeto nacional que precisa avançar."
Entre as mudanças que o país precisa atravessar, ela citou a reforma política. "Precisamos trazer para o centro do debate a transformação que a gente quer para o Brasil, e a reforma política faz parte disso".
Coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral do PT Estadual em 2012, Florisvaldo Souza apresentou aos participantes os números com a evolução eleitoral do partido. No ano passado, o PT foi o partido mais votado no estado, com 777.492 votos para prefeito no primeiro turno. Com o desempenho, o partido aumentou de 32 para 41 o número de prefeitos, participando de campanhas vitoriosas em 181 municípios, com 49 vices. Também foram eleitos 348 vereadores em 220 cidades.
Florisvaldo destacou que o PT possui uma preocupação especial em qualificar o trabalho dos vereadores. Para ele, o vereador deve ser o representante do partido nos municípios, com toda a história de lutas e vitórias que o partido carrega. “Nosso trabalho vai apontar um futuro com crescimento ainda maior daquele que já conseguimos até agora”, apontou.
Fonte: Portal PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário