quarta-feira, 17 de abril de 2013

Paraná vai receber 10 novas UPAs do Governo Federal

O Paraná vai ser beneficiado com a construção 10 novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), do Governo Federal, além de três ampliações de unidades já existentes. A informação está no Diário Oficial desta quarta-feira (17), que publicou a lista dos municípios elegíveis do processo de seleção 2013 para a construção ou ampliação das UPAs 24 horas, dentro do PAC 2.
Para este ano, o PAC autorizou a construção ou ampliação de 225 unidades em todo o Brasil. Treze cidades do Paraná foram selecionadas pelo Ministério da Saúde e serão beneficiadas. Entre as cidades que vão receber novas unidades estão Colorado, Goioerê, Guaíra, Ibaiti, Marechal Cândido Rondon, Matinhos, Medianeira, Pitanga e Santo Antônio da Platina. Já os municípios de Cornélio Procópio, Irati e União da Vitória irão receber recursos para ampliação das unidades já existentes.
A partir de agora, as prefeituras têm entre os dias 18 de abril e 8 de maio para finalizar as propostas e enviar a documentação ao Ministério da Saúde.
As UPAs 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências.
São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.
A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.
Fonte: Portal PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário