quarta-feira, 24 de abril de 2013

Mandato do deputado Professor Lemos promove audiência pública sobre a Conferência de Educação

Foto: Sandro Nascimento

Na manhã de ontem, 23, o mandato do Deputado Estadual Professor Lemos, realizou no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, audiência pública que debateu a organização das Conferências de Educação.
A Conferência Nacional de Educação – CONAE 2014, prevista para acontecer em fevereiro do ano que vem é antecedida por conferências municipais ou intermunicipais de educação marcadas para maio e junho deste ano, e pela conferencia estadual no próximo mês de setembro.
Diversas lideranças, gestores, trabalhadores em educação, estudantes e movimentos sociais, participaram da discussão, além de representantes do Governo do Estado, do Ministério Público do Paraná e do Congresso Nacional. Os deputados Tadeu Veneri, Luciana Rafagnin, Elton Welter, Péricles de Mello, do PT, e Teruo Kato, do PMDB, também estiveram no encontro.
“Hoje esta audiência foi preparatória para as conferências municipais, que acontecem entre maio e junho deste ano. Em seguida teremos a conferência estadual, no mês de setembro. O objetivo é discutir a mobilização para estes eventos. Portanto, é fundamental este fórum permanente com as lideranças, porque vamos encaminhar algumas posições para a Conae. Queremos que o Plano Nacional de Educação, que já foi aprovado na Câmara Federal, agora seja aprovado pelo Senado também. Reivindicamos ao menos 10% do PIB brasileiro direcionado à educação”, ressalta Lemos.
Para a presidente do Sindicato dos Professores do Estado do Paraná (APP-Sindicato), integrante do Fórum Estadual da Educação (FEE) e coordenadora da Comissão de Mobilização da Conae no Paraná, Marlei Fernandes de Carvalho, o envolvimento do Poder Legislativo e, em especial, dos parlamentares, é fundamental. “Este debate vai tratar dos rumos da educação no Paraná”. E colocar o tema para a Assembleia é importante para que os deputados, a sociedade e os profissionais da educação possam consolidar a luta por melhorias efetivas na educação.
A agilização do processo de votação e aprovação pelo Senado e a consequente sanção presidencial do Plano Nacional de Educação foi destacada pelo deputado federal Ângelo Vanhoni (PT). Segundo ele, a mobilização dos estados e municípios é imperativa para que a iniciativa seja, de fato, apreciada ainda em 2013. “O Plano Nacional de Educação está sendo preparado para enfrentarmos o atraso na educação. Em minha opinião, se não aprovarmos a matéria neste ano, as dificuldades serão insuperáveis. Porque o debate deixará de ser em torno da educação para se pautar nas questões eleitorais do próximo ano”, afirmou o congressista, relator do PNE na Câmara dos Deputados.
A primeira Conferência Nacional foi realizada em 2010. Com objetivo de promover a interação e o diálogo entres as diferentes instâncias do poder público e da sociedade, especialmente de gestores e professores, o encontro debateu, naquela oportunidade, a elaboração do Plano Nacional de Educação, em tramitação no Legislativo federal. 
A criação de uma política efetiva e sólida para a educação, segundo o secretário adjunto do Ministério da Educação e coordenador do Fórum Nacional de Educação, Francisco das Chagas Fernandes, poderá ser aplicada, em seguida, nos estados e nos municípios, a partir do PNE. “As conferências e os fóruns municipais e estaduais são conquistas importantes da sociedade brasileira. Não tínhamos estes dois órgãos do estado brasileiro em relação à educação, que reivindicávamos há tempos. A sociedade participa da discussão da educação junto com o poder público. Além de discutirmos propostas que implementem o PNE, estamos discutindo ainda a perspectiva dos planos estaduais e municipais, que poderão ser o desdobramento das metas nacionais”, ressaltou.

Fonte: Portal PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário