quinta-feira, 23 de maio de 2013

Professores de Prudentópolis e região vão receber tablets

Professores que atuam no ensino médio nos municípios que fazem parte do Núcleo Regional de Educação de Irati, NRE, estão recebendo tablets para aprimoramento da prática pedagógica. A entrega dos equipamentos começou a ser realizada pela Coordenadoria Regional de Tecnologia na Educação no dia 20 e deve prosseguir nas próximas semanas.
No dia 21, o chefe do NRE de Irati Cleto Antonio Castagnoli participou da solenidade de entrega dos tablets aos professores do Colégio Estadual Antonio Xavier da Silveira. Ele comenta que o tablet “é mais uma ferramenta colocada à disposição dos professores, que deve ser de grande utilidade”. Castagnoli enfatiza que não é uma “ferramenta fim”, mas uma “ferramenta meio, uma tentativa de acompanhar o desenvolvimento tecnológico que está acontecendo”. Isto porque, de forma geral, os adolescentes costumam estar constantemente em contato com a tecnologia e a escola tem que aproveitar as novas possibilidades de interação, de busca por conhecimentos.
De acordo com a assessora pedagógica da Coordenadoria Regional de Tecnologia na Educação, Ana Alair Fernandes, serão entregues 400 tablets para os professores de Irati, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Inácio Martins, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares. Os equipamentos foram adquiridos através de parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Estado da Educação (SEED), com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Para Ana Alair, os tablets “auxiliarão os professores no repasse de conteúdos, complementando os investimentos em materiais tecnológicos já realizados, como a lousa digital e os computadores do Proinfo”. E o NRE de Irati também fornecerá capacitação para o melhor aproveitamento possível dos equipamentos pelos professores. “Serão oferecidas oficinas com 16 horas de duração para facilitar o uso pedagógico dos tablets”, informa Ana Alair.

Definições dos tablets
Os tablets que estão sendo entregues pelo NRE de Irati tem tela de sete polegadas, sistema operacional androide 4.0, 16 GB de memória, acesso a internet sem fio, câmeras VGA e de resolução 2 Megapixels e são da marca Positivo. Com os equipamentos, os professores poderão filmar, fotografar, acessar a internet, ler livros, se comunicar através de e-mails, pesquisar conteúdos para as aulas, etc.
Equipamentos pertencem à SEED
Na entrega dos equipamentos, profissionais da Coordenadoria Regional de Tecnologia na Educação repassam informações básicas quanto à utilização, garantia e assistência técnica. Os tablets são entregues aos professores na forma de sessão de uso, já desbloqueados com o CPF daquele que o utilizará. Quanto houver afastamento do profissional por período superior a 30 dias, os equipamentos devem ser devolvidos para a escola, pois fazem parte do patrimônio da Secretaria de Estado da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário